sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Coleta de bactérias magnéticas e zooplâncton!

Tempo agora: vento=18 km/h; temperatura=-2,7˚C; sensação térmica=-12˚C.

Com a chegada de algumas caixas com material de pesquisa, alguns projetos iniciaram as atividades ontem. Um deles, um estudo sobre as bactérias magnéticas da Baía do Almirantado, que está sendo desenvolvido na EACF pelas alunas Karen e Lia.
Eu e a Theresinha embarcamos para ajudar, já que as nossas caixas ainda não puderam ser desembarcadas do NApOc Ary Rongel.
Infelizmente não encontramos o que procurávamos. O gelo acumulado na praia dificultou a coleta e o deslocamento do bote e, com isso, não conseguimos atingir os pontos pré-definidos. No entanto, o Van Veen, equipamento utilizado para a amostragem do sedimento, passou no teste: está funcionando perfeitamente após uma longa temporada guardado na estação. Além disso, o Grupo Base conseguiu operá-lo no bote, o que é uma boa notícia já que a lancha Skua ainda está presa no gelo que permanece na frente da estação.

Lia e Theresinha - coleta de sedimento para análise microbiológica.

Senna (Grupo Base)

Santos (Grupo Base) e Theresinha no lançamento do Van Veen.

Karen anotando as coordenadas e dados dos lançamentos.

Lia operando o ecobatímetro.

Theresinha operando o GPS.

Focas no bloco de gelo próximo ao ponto de coleta.

Blocos de gelo ao redor do ponto de coleta.

Superfície do mar no momento da coleta.

No período da tarde o NApOc Ary Rongel continuou descarregando suprimentos e caixas com material de pesquisa para a estação. O tempo piorou, começou a nevar e o vento ficou mais forte. Coletamos água e algumas espécies de zooplâncton que estavam na zona entre-marés, como salpas e pterópodes. A repórter Hellen e o cinegrafista Carlinhos fizeram uma entrevista com a Theresinha sobre o projeto Zooplâncton para a TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em SP.

Região entre-marés, próximo ao módulo de Química, EACF.

Descarga de suprimentos e material de pesquisa do NApOc Ary Rongel.

Salpas coletadas na região entre-marés, em frente ao módulo de Química da EACF.

Pterópodes (provavelmente Clione antarctica) coletados na zona entre-marés.

Blocos de gelo e pinguins na praia, próximo ao módulo de Química.

Entrevista da Profa. Dra. Theresinha M. Absher para a TV Vanguarda.

Hoje a Baía amanheceu coberta de gelo. Os ventos mudaram de direção e empurraram o gelo da superfície do mar para a praia. As coletas programadas para hoje foram suspensas. O NApOc Ary Rongel suspendeu as atividades de apoio à estação para continuar o apoio à pesquisa até que o tempo melhore e o vento mude de direção, levando o gelo que impede a passagem dos botes e balsas. A previsão é que a as atividades sejam retomadas no domingo.




Arredores EACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário