quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Conheça: Projeto "Evolução e Biodiversidade na Antártica"

O projeto Evolução e Biodiversidade na Antártida: uma resposta da vida às mudanças – EBA (CNPq. 52.0125/2008-8), faz parte do Ano Polar Internacional (API) e está inserido no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). É um projeto multidisciplinar envolvendo várias instituições de pesquisa, dentre elas a Universidade Federal do Paraná e a Universidade de Taubaté.

No âmbito do API o projeto tem vários objetivos, dentre eles: dar continuidade as pesquisas desenvolvidas pelo grupo, há mais de 20 anos, no continente antártico, possibilitar à formação de recursos humanos e gerar mecanismos de integração entre instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Durante a XXVIII Operantar, no período de novembro de 2009 a fevereiro de 2010, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo estão sendo realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF e os peixes antárticos são o modelo biológico escolhido. No projeto do API o EBA pretende avaliar a capacidade adaptativa de peixes antárticos em nível sistêmico, sub-celular e metabólico ao efeito da temperatura, da salinidade e do pH ambientais bem como às concentrações elevadas de fluoreto, devido ao krill, presentes na malha trófica/alimentar do ecossistema Antártico.

A escolha do tema do projeto leva em consideração o fato de que a Antártida é considerada um laboratório natural para estudos de evolução e de adaptação evolutiva, pois apresenta uma variedade de características físicas e de flutuações sazonais relativas à sua posição geográfica. A variabilidade das condições ambientais pode alterar as velocidades dos processos bioquímicos e de estabilidade das macromoléculas, afetando de forma marcante, as funções vitais dos organismos.

Quem coordena este projeto na EACF são os professores Lucelia Donatti (UFPR) e Edson Rodrigues (UNITAU), que também contam com a colaboração dos alunos Maria Rosa, Edson, Mariana e Danielle.

Na Baía do Almirantado o grupo faz as coletas dos peixes em vários locais utilizando bote e vara de pescar. As espécies alvo são Notothenia rossi e Notothenia coriiceps. Após a coleta, os peixes são triados e mantidos no módulo Aquário e Triagem da estação, onde são submetidos aos experimentos.

Saída de campo dos pesquisadores para coleta de peixes na Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Arquipélago Shetlands do Sul, Península Antártica. Janeiro de 2009 (Foto: Beatriz Bove da Costa Boucinhas).

Maria Rosa, Danielle, Lucelia e Josilene no módulo aquário e triagem da EACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário