quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Neve, neve e mais neve!

Nos últimos três dias, ventou bastante nos arredores da EACF. Os extremos registrados foram: ventos de 67 km/h, com rajadas que atingiram 122 km/h; temperatura mínima de -4,0˚C e sensação térmica de -23˚C. A neve atingiu a altura do telhado da estação e ficamos com a sensação de estarmos sendo soterrados. A paisagem mudou completamente: muito mais neve e blocos de gelo cobrindo toda a praia.
Notícias:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u659464.shtml

A chegada do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel aconteceu à 1 h da manhã e a carga começou a ser retirada às 9 h. Infelizmente, nosso material não pode ser descarregado e vamos ter que aguardar a volta do Ary amanhã para que isso seja realizado.
Notícias:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u659998.shtml

Acompanhe também o blog "Abaixo de Zero" do jornalista Carlos Orsi, do Estadão, que está aqui na estação com a gente:
http://blogs.estadao.com.br/carlos-orsi/

Fotos: Quadro de avisos da sala vip; lateral da estação; boneco de neve!; praia na frente do módulo de Química; vista para Stenhouse; vista para o sul da Baía, EACF; gelo na praia; focas nos blocos de gelo.










Depois de três dias de tempo muito ruim, o tempo melhorou e possibilitou uma saída até a praia, na maré baixa. Durante o período de maré baixa, a praia fica mais exposta e temos acesso a locais em que na maré alta ficam submersos. Alguns organismos como algas, moluscos e crustáceos, habitam este local. Durante essa saída avistamos apenas a espécie de gastrópode Nacella concinna.

O gelo na praia dificultou a caminhada e a visualização dos organismos. Durante o caminho pela praia, avistamos o grupo que trabalha com aves no alto do morro (veja as fotos!).

Praia: organismos entre rochas e gelo (Foto: Priscila K. Lange).

Nacella concinna (Foto: Priscila K. Lange).

Grupo coletando material para estudo das aves próximo ao Refúgio 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário